Material radioativo de picape furtada encontrado na Zona Leste de SP

Um dos recipientes com material radioativo foi encontrado, na tarde deste sábado,  no bairro de Itaquera, na zona leste.  Outros dois tambores já haviam sido localizados na sexta feira em Cidade Tiradentes, também na zona leste da capital. as buscas seguem para encontrar os 2 recipientes restantes. A comissão Nacional de energia Nuclear realizou testes, mas não detectou taxas anormais de radiação nos locais onde os materiais foram encontrados. O material estava dentro de uma picape pertencente a uma transportadora de insumos médicos furtada no último dia 30 de junho e seria levado para Blumenau, em Santa Catarina e Curitiba, no Paraná.  De acordo com informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear, a carga contém Molibdênio e Tecnécio exauridos além de um gerador com coluna de Germãnio e Gálio ativos. Ambos são utilizados para fins médicos e representam um risco radiológico baixo para as pessoas e meio ambiente, no entanto a comissão ressalta que a manipulação inadequada dos materiais pode levar danos à saúde. Por isso a comissão reforça a população no caso de encontrar os materiais, que estão com o símbolo internacional de radiação ionizante, para ligar imediatamente no (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também contactar a polícia no 190. © CGMI/CNEN Geral São Paulo 07/07/2024 - 16:03 Ana Lúcia Caldas / Patrícia Serrão Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional Material Radioativo domingo, 7 Julho, 2024 - 16:03 1:35

Jul 8, 2024 - 08:27
 14
Material radioativo de picape furtada encontrado na Zona Leste de SP

Um dos recipientes com material radioativo foi encontrado, na tarde deste sábado,  no bairro de Itaquera, na zona leste.  Outros dois tambores já haviam sido localizados na sexta feira em Cidade Tiradentes, também na zona leste da capital. as buscas seguem para encontrar os 2 recipientes restantes.

A comissão Nacional de energia Nuclear realizou testes, mas não detectou taxas anormais de radiação nos locais onde os materiais foram encontrados.

O material estava dentro de uma picape pertencente a uma transportadora de insumos médicos furtada no último dia 30 de junho e seria levado para Blumenau, em Santa Catarina e Curitiba, no Paraná. 

De acordo com informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear, a carga contém Molibdênio e Tecnécio exauridos além de um gerador com coluna de Germãnio e Gálio ativos. Ambos são utilizados para fins médicos e representam um risco radiológico baixo para as pessoas e meio ambiente, no entanto a comissão ressalta que a manipulação inadequada dos materiais pode levar danos à saúde.

Por isso a comissão reforça a população no caso de encontrar os materiais, que estão com o símbolo internacional de radiação ionizante, para ligar imediatamente no (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também contactar a polícia no 190.

Geral São Paulo 07/07/2024 - 16:03 Ana Lúcia Caldas / Patrícia Serrão Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional Material Radioativo domingo, 7 Julho, 2024 - 16:03 1:35

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow