A mobilidade urbana

O desafio da mobilidade urbana.

Jan 13, 2024 - 09:22
Jan 13, 2024 - 16:01
 103
A mobilidade urbana
A mobilidade urbana

A mobilidade urbana 

Pensar a mobilidade urbana é assunto urgente... cada vez que a aglomeração dos grandes centros urbanos vai se acentuando.

A solução da mobilidade não passa por apenas um tipo de plataforma ou modelo, mas na integração de múltiplos modelos.

Notamos que após a pandemia o transporte público ficou ainda mais sucateado e sem a devida atenção do poder público e dos empresários que atuam no setor.  É verificada a diminuição de horários e até desativação de linhas de ônibus e a falta de manutenção dos veículos, o que coloca a população à mercê de um transporte público coletivo de baixa qualidade, caro e pouco eficiente.

É urgente a integração de todos os modais possíveis de transporte, mas é preciso se pensar cada vez mais que a mobilidade urbana é um direito do cidadão e portanto,  a viabilização econômica da tarifa zero.

Os gastos desnecessários com ampliação de viadutos e vias mais largas nem sempre têm apresentado o benefício real aos usuários do transporte público.

O crescimento dos atendimentos do transporte por aplicativos mostra cada vez mais a ineficiência do transporte público. Falamos aqui da nossa experiência como usuário do transporte público por mais de 40 anos e de usuário do transporte por aplicativo há três anos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O que vemos por exemplo, na cidade de Contagem, cidade na qual residimos, é que está sendo implantado um sistema integrado de transporte público que pelo que sabemos não passou pela consulta pública aos usuários do transporte público, avaliando demandas e características de deslocamentos urbanos dentro do município e dos municípios vizinhos. A lentidão das obras do sistema de integração, obra esta começada apenas em projeto pela administração anterior, faz com que a expectativa de inauguração do sistema chamado SIM, seja postergado.

A principal avenida da cidade, a Avenida João César de Oliveira, sofre constantes engarrafamentos e é o principal alvo deste sistema de integração do transporte público coletivo, embora não seja o único.

Aliado à deficiência do transporte de ônibus coletivo, veio a privatização do metrô de superfície de Belo Horizonte que teve aumento absurdo das passagens e possui poucas estações que abranjam a grande demanda de mobilidade na região metropolitana de Belo Horizonte.

Quem sofre sobretudo com esta má qualidade nos serviços do transporte público é a população da região Metropolitana de Belo Horizonte que se vê mal servida e sem perspectivas reais de melhoria na qualidade destes serviços.

A proposta do governo federal em reativar os trens urbanos no Brasil pode ser um alívio  necessário e urgente para minorar a questão da mobilidade, mas sempre é preciso pensar na integração de todo o sistema otimizando custos, priorizando a qualidade e o cumprimento dos horários, sem onerar ainda mais o bolso dos cidadãos e cidadãs.

  • Clárison Avelar -  Web Jornalista - site Vejaaqui.com.br  - 13 de janeiro de 2024.

OUTRAS INFORMAÇÕES CORRELATAS

LINKS EXTERNOS:  

https://www.transcon.contagem.mg.gov.br/portal/servicos/1005/sobre-o-sim/

https://www.gov.br/participamaisbrasil/politica-do-transporte-ferroviario-de-passageiros-ptfp

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow