Eleições municipais estão chegando
Orientações gerais pela consciência ao votar
As eleições municipais
Os cidadãos e cidadãs que realmente querem um município melhor precisam estar atentos nas escolhas dos seus representantes mais próximos que são o(a)s vereadore(a)s e prefeito(a)s de sua cidade.
Alguns critérios que podem ajudar na escolha são necessários.
Em caso de reeleição:
- Verificar quais foram os compromissos de fato assumidos e cumpridos junto à população.
- Como o executivo e o(a)s vereadore(a)s se comprometeram com as políticas públicas de inclusão social: educação, geração de empregos, transporte público, atendimentos nos postos de saúde, responsabilidade nas postagens nas redes sociais ( difundiram fake news? Negaram o uso de vacinas? Foram presentes na vida das comunidades durante seus mandatos? Foram acessíveis às comunidades?)
Em caso de novo mandato:
- O(a) candidato(a) é realmente ligado às demandas da coletividade ou representa apenas interesses pessoais ou de grupos fechados que não são capazes de dialogar com as necessidades e demandas sociais de políticas públicas de inclusão de uma sociedade que é diversificada?
- O(a) candidato(a) já tem alguma atuação e experiência de acompanhamento de alguma política pública na sua cidade?
- O(a) candidato(a) já é alguém que a comunidade conhece? Ou veio de outra realidade se "aventurando" a se apresentar como "solução para todos os problemas da cidade?"
- Se o(a) candidato(a) já exerce ou exerceu algum mandato público qual foi de fato seu engajamento real na defesa das pessoas mais vulneráveis? Tem consciência coletiva e social do bem comum? É preconceituoso(a)? É racista? Possui algum posicionamento de discriminação de gênero, crença ou raça?
Infelizmente quanto mais nos desinteressamos pela ferramenta que é a política, mais ficamos vulneráveis a eleição ou à reeleição de pessoas que fazem da política um projeto exclusivamente pessoal sem qualquer comprometimento com o presente e o futuro das nossas cidades. Não é verdade que todos os políticos sejam iguais. Há pessoas que de fato se comprometem e que também precisam realizar seu mandatos com o constante monitoramento de todos os cidadãos, especialmente dos seus eleitores. Nenhum político é "mito" ou "deus", não idolatre candidato(a)s colocando-o(a)s em pedestais. Todo político deve estar a serviço da população. Quanto maior for a transparência de seus mandatos melhor será para a população conhecer os seus trabalhos.
Cabe a cada cidadão e cidadã ter responsabilidade no exercício do voto e acompanhar os mandatos de seus representantes, sejam do executivo ou do legislativo. Lembremos que o voto é um direito que foi conquistado pela luta de pessoas que valorizam o Estado Democrático de Direito e que qualquer pessoa que depreze isso nunca deveria ser eleito ou reeleito.
Conforme informações do site do TSE - Tribunal Superior Eleitoral , espera-se que "152 milhões de eleitoras e eleitores compareçam às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito; bem como vereadoras e vereadores, que atuarão nas casas legislativas dos municípios do país." O site do TSE ainda informa que "As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. " E que no caso de "Eventual segundo turno ", o mesmo "deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos)." Fonte deste parágrafo: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Janeiro/confira-as-principais-datas-do-ano-eleitoral-de-2024
- Clárison Avelar - Web Jornalista do site vejaaqui.com.br
Texto atualizado em 08/08/2024 - 08:49 - Horário de Brasília
Imagem fictícia: Gerada no site Bing Image Creator - Inteligência Artificial
What's Your Reaction?