Inmetro divulga orientações para compra de cadeiras plásticas

Baixar Tocar Sinônimo de praticidade e baixo custo, as cadeiras de plástico estilo monobloco caíram no gosto de consumidores brasileiros e latino-americanos. Mas é preciso cuidado: o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma série de orientações para a escolha e o uso correto dessas cadeiras, visando reduzir riscos de acidentes.  Ao adquirir uma cadeira plástica monobloco, é preciso estar atento a algumas especificações, como o selo do Inmetro, indicando que elas foram submetidas a testes rigorosos e certificadas conforme os padrões estabelecidos. As cadeiras da Classe A, para uso residencial, devem suportar uma carga máxima de 154 quilos. Já as da classe B, para uso geral e intenso, devem suportar até 182 kg. Também é preciso verificar se a cadeira contém informações essenciais, como o nome do fabricante ou importador, CNPJ, número do lote, data de fabricação, carga máxima admissível e tempo de vida útil. Outra recomendação é ver se a cadeira está em bom estado de conservação, como enfatiza o Chefe da Divisão de Regulamentação do Inmetro, Hércules Souza.  "O próprio consumidor deve estar atento às condições dessa cadeira, é importante que ela não apresente nenhuma rachadura, nenhuma bolha e que o plástico esteja sem nenhum problema", explica. O Inmetro alerta que, para prevenir acidentes e prolongar a vida útil das cadeiras plásticas, é primordial nunca exceder a carga máxima especificada pelo fabricante, usar somente em superfícies planas para minimizar o risco de tombamento, não usar como escada ou banco de apoio e evitar a exposição prolongada ao sol e à umidade excessiva. Hércules Souza orienta o consumidor a procurar os canais de atendimento caso encontre produtos fora dos padrões de qualidade. "O Inmetro também está disposto a receber denúncias, para aperfeiçoarmos esse processo de fiscalização do produto. Cadeiras plásticas são comercializadas no Brasil atendendo compulsoriamente aos requisitos do Inmetro. É importante receber essa informação para que possamos retirar o produto irregular. Você tem duas maneiras de fazer isso: pelo site ou pelo canal da ouvidoria: 0800 285 1818." Qualquer ocorrência envolvendo o produto pode ser registrada no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo pelo site da instituição. © INMETRO/Divulgação Geral De baixo custo, peça caiu no gosto de consumidores brasileiros Rio de Janeiro 01/04/2025 - 17:28 Fábio Cardoso / Paulliny Fernandes Tatiana Alves, da Rádio Nacional Inmetro cadeira de plástico Monobloco terça-feira, 1 Abril, 2025 - 17:28 3:18

Apr 2, 2025 - 07:31
 7
Inmetro divulga orientações para compra de cadeiras plásticas
Baixar

Sinônimo de praticidade e baixo custo, as cadeiras de plástico estilo monobloco caíram no gosto de consumidores brasileiros e latino-americanos. Mas é preciso cuidado: o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma série de orientações para a escolha e o uso correto dessas cadeiras, visando reduzir riscos de acidentes. 

Ao adquirir uma cadeira plástica monobloco, é preciso estar atento a algumas especificações, como o selo do Inmetro, indicando que elas foram submetidas a testes rigorosos e certificadas conforme os padrões estabelecidos. As cadeiras da Classe A, para uso residencial, devem suportar uma carga máxima de 154 quilos. Já as da classe B, para uso geral e intenso, devem suportar até 182 kg. Também é preciso verificar se a cadeira contém informações essenciais, como o nome do fabricante ou importador, CNPJ, número do lote, data de fabricação, carga máxima admissível e tempo de vida útil.

Outra recomendação é ver se a cadeira está em bom estado de conservação, como enfatiza o Chefe da Divisão de Regulamentação do Inmetro, Hércules Souza. 

"O próprio consumidor deve estar atento às condições dessa cadeira, é importante que ela não apresente nenhuma rachadura, nenhuma bolha e que o plástico esteja sem nenhum problema", explica.

O Inmetro alerta que, para prevenir acidentes e prolongar a vida útil das cadeiras plásticas, é primordial nunca exceder a carga máxima especificada pelo fabricante, usar somente em superfícies planas para minimizar o risco de tombamento, não usar como escada ou banco de apoio e evitar a exposição prolongada ao sol e à umidade excessiva.

Hércules Souza orienta o consumidor a procurar os canais de atendimento caso encontre produtos fora dos padrões de qualidade.

"O Inmetro também está disposto a receber denúncias, para aperfeiçoarmos esse processo de fiscalização do produto. Cadeiras plásticas são comercializadas no Brasil atendendo compulsoriamente aos requisitos do Inmetro. É importante receber essa informação para que possamos retirar o produto irregular. Você tem duas maneiras de fazer isso: pelo site ou pelo canal da ouvidoria: 0800 285 1818."

Qualquer ocorrência envolvendo o produto pode ser registrada no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo pelo site da instituição.

Brasília (DF), 01/04/2025 - Cadeira plástica monobloco. Foto: INMETRO/Divulgação Brasília (DF), 01/04/2025 - Cadeira plástica monobloco. Foto: INMETRO/Divulgação
© INMETRO/Divulgação
Geral De baixo custo, peça caiu no gosto de consumidores brasileiros Rio de Janeiro 01/04/2025 - 17:28 Fábio Cardoso / Paulliny Fernandes Tatiana Alves, da Rádio Nacional Inmetro cadeira de plástico Monobloco terça-feira, 1 Abril, 2025 - 17:28 3:18

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow