Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

 Petrobras inaugurou nesta sexta-feira a maior unidade de processamento de gás natural do país, com capacidade para processar até 21 milhões de metros cúbicos por dia. A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura. A previsão é que a unidade entre em operação comercial no início de outubro, recebendo gás natural do pré-sal da Bacia de Santos por meio do gasoduto Rota 3, que começou a operar nesta semana. Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, serão investidos R$ 20 bilhões de reais no Complexo, que vai contar ainda com unidade de refino de lubrificantes, querosene de aviação e diesel. Também há previsão de construção de duas termelétricas. Em discurso na cerimônia de inauguração, o presidente Lula afirmou que o ato era uma espécie de reparação, em referência ao que a empresa e funcionários passaram durante a Operação Lava Jato, quando o Comperj teve as obras paralisadas. O Complexo ganhou o nome de Boaventura por causa do Convento São Boaventura, construção em ruínas do século XVII localizada dentro da unidade e que é tombada pelo Iphan. A Petrobras assinou um protocolo de intenções para criar uma parceria com poder público e a sociedade para avaliar alternativas de implantação de um espaço cultural e turístico no local.   © Ricardo Stuckert/PR Economia Com capacidade de processar 21 milhões de metros cúbicos por dia Rio de Janeiro 13/09/2024 - 20:08 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional Comperj Petrobras Complexo de Energias Boaventura gás natural sexta-feira, 13 Setembro, 2024 - 20:08 2:45

Sep 15, 2024 - 10:28
 8
Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

 Petrobras inaugurou nesta sexta-feira a maior unidade de processamento de gás natural do país, com capacidade para processar até 21 milhões de metros cúbicos por dia.

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

A previsão é que a unidade entre em operação comercial no início de outubro, recebendo gás natural do pré-sal da Bacia de Santos por meio do gasoduto Rota 3, que começou a operar nesta semana.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, serão investidos R$ 20 bilhões de reais no Complexo, que vai contar ainda com unidade de refino de lubrificantes, querosene de aviação e diesel. Também há previsão de construção de duas termelétricas.

Em discurso na cerimônia de inauguração, o presidente Lula afirmou que o ato era uma espécie de reparação, em referência ao que a empresa e funcionários passaram durante a Operação Lava Jato, quando o Comperj teve as obras paralisadas.

O Complexo ganhou o nome de Boaventura por causa do Convento São Boaventura, construção em ruínas do século XVII localizada dentro da unidade e que é tombada pelo Iphan. A Petrobras assinou um protocolo de intenções para criar uma parceria com poder público e a sociedade para avaliar alternativas de implantação de um espaço cultural e turístico no local.  

Economia Com capacidade de processar 21 milhões de metros cúbicos por dia Rio de Janeiro 13/09/2024 - 20:08 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional Comperj Petrobras Complexo de Energias Boaventura gás natural sexta-feira, 13 Setembro, 2024 - 20:08 2:45

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow