Planetas se alinham no céu em fenômeno raro
Baixar Tocar Desde o início do ano os planetas Vênus, Saturno, Júpiter, Marte, Urano e Netuno estão alinhados no céu, alguns podendo ser vistos a olho nu. O fenômeno raro é chamado de alinhamento planetário. De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, os únicos planetas da lista que não são visíveis a olho nu são Urano e Netuno, os demais podem ser vistos no caminho do Sol quando ele se põe. De 18 a 21 de janeiro, Saturno e Vênus estarão visualmente ainda mais próximos e, segundo a astrônoma, é um bom período para fazer a observação. A astrônoma ainda destaca que no dia 28 de janeiro todos os planetas estarão enfileirados no céu, mas a visibilidade não será boa, principalmente para Saturno e Mercúrio. Segundo Josina Nascimento, essa formação rara acontece devido ao processo de movimentação dos planetas. 2025 também reserva outros fenômenos astronômicos que poderão ser vistos no país como o eclipse total da lua, que vai ocorrer na noite de 13 e 14 de março e, segundo a astrônoma Josina Nascimento, vai ser visível em todo o Brasil. *Com produção de Dayana Vitor © Flávio Fortunato/Arquivo pessoal/Divulgação Geral O melhor momento para observar ocorre entre os dias 18 e 21 Rio de Janeiro 18/01/2025 - 10:21 Roberta Brito / Patrícia Serrão Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional Alinhamento planetário sábado, 18 Janeiro, 2025 - 10:21 2:55
Desde o início do ano os planetas Vênus, Saturno, Júpiter, Marte, Urano e Netuno estão alinhados no céu, alguns podendo ser vistos a olho nu. O fenômeno raro é chamado de alinhamento planetário.
De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, os únicos planetas da lista que não são visíveis a olho nu são Urano e Netuno, os demais podem ser vistos no caminho do Sol quando ele se põe.
De 18 a 21 de janeiro, Saturno e Vênus estarão visualmente ainda mais próximos e, segundo a astrônoma, é um bom período para fazer a observação.
A astrônoma ainda destaca que no dia 28 de janeiro todos os planetas estarão enfileirados no céu, mas a visibilidade não será boa, principalmente para Saturno e Mercúrio.
Segundo Josina Nascimento, essa formação rara acontece devido ao processo de movimentação dos planetas.
2025 também reserva outros fenômenos astronômicos que poderão ser vistos no país como o eclipse total da lua, que vai ocorrer na noite de 13 e 14 de março e, segundo a astrônoma Josina Nascimento, vai ser visível em todo o Brasil.
*Com produção de Dayana Vitor Geral O melhor momento para observar ocorre entre os dias 18 e 21 Rio de Janeiro 18/01/2025 - 10:21 Roberta Brito / Patrícia Serrão Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional Alinhamento planetário sábado, 18 Janeiro, 2025 - 10:21 2:55
What's Your Reaction?